BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 27 de setembro de 2014

Onde começa o inferno, de Howard Hawks


O título nacional pomposo (mas que eu adoro) ignora o quanto de humor Hawks inseriu no seu filme. Os estereótipos que “No tempo das Diligências” ajudou a fundar em 1939 apresentam-se já consolidados neste filme de 1959: o xerife Chance, seu ajudante alcoólatra Dude, o vaqueiro egoísta Colorado Ryan (que faz, quando em quando, o papel de anti-herói), a beldade Feathers. É um filme que mostra como as relações locais de poder podem subjugar a autoridade do Estado — tese figurada no grupelho, liderado pelo xerife, que tenta resistir heroicamente à invasão à delegacia comandada pelo poderoso rancheiro Nathan Burdette. A cena em que Colorado e Dude, sitiados na delegacia, principiam a cantar “My Rifle, My Pony and Me”, de Dean Martin, é tão cativante que dá vontade de pegar o violão e cantar junto!

Título Rio Bravo (Original)
Ano produção 1959
Dirigido por Howard Hawks
Duração 141 minutos
Gênero:Comédia, Faroeste, Romance
Países de Origem:EUA
Elenco:John Wayne, Dean Martin, Ricky Nelson, Angie Dickinson, Walter Brennan, John Russell, Ward Bond, Pedro Gonzales-Gonzales, Estelita Rodriguez, Claude Akins
Sinopse:O xerife John T. Chance prende o irmão de um poderoso proprietário de terras depois que este mata um homem. A família do preso, os Burdettes, contratam 40 pistoleiros profissionais para retirá-lo da cadeia. Para evitar isso, Chance tem ajuda de um alcoólatra, um velho aleijado, um jovem músico e sua namorada.




 

0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->