BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CHAPÉUZINHO VERMELHO,O ANSEIO DO ANIMAL QUE NOS HABITA !


No clipe da música “Du Riest So Gut”, da banda alemã Rammstein, a estória de Chapeuzinho Vermelho é recontada, ilustrando bem a tentação(?) de nos perdermos nos anseios do animal que nos habita. O sistema límbico se regozija! Não é à toa que o título da música poderia ser traduzido como “O seu cheiro é tão bom!”.
O olfato é um sentido muito antigo. Seu desenvolvimento está intimamente associado ao nosso instinto de sobrevivência, à nossa capacidade de aprender a caçar ou a fugir. Talvez, por isso, o olfato seja o único dos sentidos que tem conexão direta com o processamento de emoções e o armazenamento de memórias. Isso se dá pelo fato de que o córtex olfativo está ligado ao sistema límbico, região do cérebro onde as emoções nascem e as memórias emotivas são registradas.
Dentre as partes mais importante do sistema límbico, está o hipotálamo. O hipotálamo associa-se ao controle do comportamento e às várias condições internas do corpo como a temperatura, o impulso para comer e beber, etc. O hipotálamo mantém vias de comunicação com todos os níveis do sistema límbico e desempenha papel decisivo nas emoções, mais especificamente em relação ao prazer/desprazer e a raiva.
Os impulsos sexuais também estão associados ao hipotálamo. Um recente estudo de mapeamento cerebral ,publicado por uma equipe de médicos do Instituto Karolinska, em Estocolmo, comprova que a inalação de hormônios do sexo oposto aumenta a atividade do hipotálamo. Ainda, um estudo realizado em 2001 pelo departamento de psicologia, da Universidade São Francisco, na Califórnia, concluiu que os perfumes com feromônios aumentam a disposição sexual do indivíduo.
Os feromônios distinguem-se dos hormônios, que também exercem influência no comportamento sexual. Os hormônios circulam no interior do corpo e exercem influência sobre o metabolismo do indivíduo, enquanto que os feromônios são liberados externamente, com atividade sobre outros indivíduos da mesma espécie. E é na cavidade nasal, da maior parte das espécies de vertebrados, que se localiza o órgão vomeronasal (OVN). A finalidade do OVN parece ser exclusivamente a de detectar esses sinais químicos – os feromônios – cujas principais funções associam-se ao comportamento sexual e à marcação de território.
Tanto os humanos, quanto os animais, exalam quantidades sutis de feromônio. Essa substância é perceptível pelo sexo oposto, mas nos humanos este processo é totalmente inconsciente. Pode-se dizer, então, que o desejo, a paixão…quem sabe o amor, se inicia muito antes que os olhares se cruzem. Os circuitos cerebrais, que vão do olfato até o cérebro, levam uma mensagem muito clara: sexo! Em especial quando a mensagem transmitida é “O seu cheiro é muito bom!”.

Fonte:angelitascarduaswordpress.com



0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->