COMPRENSÃO
Quando se chega a compreender a vida, começa-se a entrar no caminho que conduz à tranquilidade, à paz interior.
O homem se debate aloucadamente, por encarnações sucessivas, buscando-se, ignorante das leis que regem os mundos e procurando com ansiedade algo que não perdeu, mas que sente lhe faltar.
Não sabe sequer o que busca, só sabe que necessita de algo, e, com a arma mais ingrata - a ansiedade - luta por obter o que lhe faz tanta falta.
Lembremo-nos de que a ansiedade não leva ninguém a parte alguma.
A criatura possuída desse sentimento roda em torno de si mesma, não sai do lugar e cansa-se, julgando haver caminhado muito.
É preciso que saibamos que o Universo, com todas as suas maravilhas e esplendores, se encontra em miniatura , encerrado dentro de cada criatura.
Isso é tão simples que não convence a ninguém.
A humanidade corre atrás de coisas fantásticas, absurdas, porque a vaidade, predominando ainda na maioria das almas, as convence de que alcancem seu ideal.
E o homem, inquieto, insatisfeito, se lança nas aventuras de todas as espécies. No terreno intelectual, onde brilhará como estrela de primeira grandeza, ofuscando seus concorrentes e causando inveja aos mais atrasados. No terreno da glória, passando, muitas vezes, sobre tudo, contando que alcance o seu ideal.
No entanto, no único terreno que o homem deveria lutar para conquistar uma posição condigna, ele se esquece; e quando alguém o lembra, ele muda de assunto e procura se esquivar de tal pessoa que, sem o saber, colocou um espelho a sua frente, fazendo-lhe ver-se tal qual é.
O terreno espiritual não implica em que a criatura se afaste da vida profana, que também lute por um lugar ao sol, mas sem ansiedade, sem essa preocupação absurda de conseguir algo a qualquer preço.
O homem espiritualizado sabe que na luta pela subsistência, no convívio com os seus semelhantes, em todos os setores, está a sua oportunidade de aprender, de exercitat a sua tolerância, a paciência, a renúncia, o perdão e sobretudo o amor.
Ninguém desce à Terra para ficar de joelhos, balbuciando preces a todo momento, mas para ficar de pé, ereto, firme, decidido, corajoso, lutando, embrenhando-se dentro de si mesmo, para arregimentar forças e entrar em combate.
Vem-se ao planeta Terra para efetuar conquistas rumo ao grande reino.
Cada criatura é um soldado e traz uma missão incógnita. Envelope fechado, porém com a ordem de entregar ao destinatário, aconteça o que acontecer.
Nessa afã de encontrar o destinatário, é que o homem se debate e se torna eufórico, procurando algo que lhe falta.
Mas eu vos digo: - o destinatário sois vós mesmos.
Rompei agora o envelope e lede a mensagem: - " Entrai no reino da bem-aventurança que está encerrado em vós mesmos. Gozai as delícias do Céu, agora, aqui, ainda palmilhando a estrada pedregosa da Terra. Missão cumprida."
Basta de ansiedade.
Tudo está pronto.
Tomai posse de vossa posição em face da vida e vamos em busca dos que se desviaram do caminho e estão às escuras.
De mãos dadas e de coração voltado para o Alto, entremos em ação.
0 comentários:
Postar um comentário