BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Antídotos do esquecimento/Cartas, relatórios e imagens do acervo de Oswaldo Cruz estarão ao alcance de alguns cliques

Antídotos do esquecimento

 


Cartas, relatórios e imagens do acervo de Oswaldo Cruz estarão ao alcance de alguns cliques

Cristina Romanelli

1/9/2011

  • Quando ainda se buscava desenvolver um soro contra a peste bubônica, era comum os pesquisadores sofrerem com os efeitos colaterais e os acidentes provocados por seus estudos. Muitas dessas experiências do início do século XX foram registradas em cartas trocadas pelo sanitarista Oswaldo Cruz (1872-1917) com outros cientistas. O material faz parte do fundo Oswaldo Cruz, reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco. Guardado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ele inclui cadernos de aulas, artigos científicos e outros documentos que estão sendo digitalizados. Cerca de 80 mil imagens estarão na internet até janeiro de 2012.
    No site da Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade da Fiocruz responsável por conservar o acervo, há informações sobre os documentos e algumas imagens. “Esse material foi doado em grande parte pela família de Oswaldo Cruz. Só correspondências, são mais de mil trocadas com a mulher dele e com Vital Brazil, por exemplo”, conta Maria da Conceição Castro, chefe do Serviço de Arquivo Histórico do Departamento de Arquivo e Documentação da COC.
    Um dos pesquisadores que se beneficiou do material foi o cientista social Jorge Augusto Carreta, da PUC de Campinas: “As cartas são essenciais, pois revelam que ainda havia muita insegurança nas pesquisas do soro antipestoso”, diz. Segundo ele, a digitalização vai ser proveitosa para estudiosos que não moram no Rio de Janeiro, já que quase não há material sobre o sanitarista em outro local.

Arquivo da Casa de Oswaldo Cruz 

 

Fonte: Fundação Biblioteca Nacional Revista de História

         

Portal da Casa de Oswaldo Cruz

 



Share
|






 

0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->