BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Diário de uma Doméstica






'Hoje de manhã eu fui à feira.
Antes de sair, meu patrão me pediu para eu trazer figo.
Aí eu perguntei: - figo fruta ou bife de figo? Ele ficou uma fera.
Gente fina, o seu Adamastor, num ligo não, ele tem sistema nervoso. Também, com um emprego chato daqueles, vou te contar. Ele é Fiscal da Receita. Deve ser um saco ficar conferindo receita de médico o dia inteiro. Depois chegou o Adamastorzinho, o filho mais novo deles.

Acabou de ganhar um carro todo equipado. Tem roda de maionese, farol de pilha, teto ensolarado e trio elétrico. Não sei porque trio elétrico num carro, deve ser porque ele gosta de música baiana.
Ingrato esse Adamastorzinho. Fiz a comida preferida dele e ele ainda me chamou de burra. Eu disse a ele, toda boba, quando ele chegou:

- Adamastorzinho, adivinha a comida que eu fiz pra você?

- Qual, Dircinéia?

- Começa com 'i'... - 'i' ???

- É, Istrogonofi !!!

Eu descobri que aqui nessa mansão é tudo fachada! Tudo é emprestado! TUDO! A roupa que o patrão usa é de um tal de Armani, a gravata é de um tal de Pierre Cardin... nadica de nada é deles.

E, meu patrão além de pobre, é muito exibido. Outro dia eu escutei ele falando no telefone que tinha um Picasso. Que nada, é piquinininho de dá dó!


O Tao da Física




A Física atômica revê os conceitos clássicos da matéria, espaço, tempo, causa e efeito, levando nossa percepção do mundo a conhecer um processo de transformação.

A Física moderna leva-nos a uma visão do mundo bastante similar às visões adotadas pelos místicos de todas as épocas e tradições. Esse retorno não se baseia apenas na intuição mas igualmente em experimentos de grande precisão e sofisticação e num rigoroso e consistente formalismo matemático.


O termo Física deriva da palavra grega physis e significava, originalmente, a tentativa de ver a natureza essencial de todas as coisas.

Todas as diversas escolas do misticismo oriental enfatizam a unidade básica do universo. O objetivo mais elevado para seus seguidores é tornar-se consciente de todas as coisas, transcender a noção de si mesmo individual e identificar-nos com a realidade fundamental.

Os objetos possuem um caráter fluido e em eterna mudança. A visão oriental é intrinsecamente dinâmica, contendo o tempo e a mudança como característica fundamentais. O cosmo é visto como uma realidade inseparável, em eterno movimento, vivo, orgânico, espiritual e material ao mesmo tempo. Sendo o movimento e a mudança propriedades essenciais das coisas, as forças geradoras do movimento não são exteriores aos objetos, mas uma propriedade intrínseca da matéria.

O reino do conhecimento racional é naturalmente o reino da ciência. Mede, quantifica, classifica e analisa. É um mundo de distinções intelectuais, de opostos que só podem existir em mútua relação. A abstração constitui uma característica crucial desse conhecimento. Construímos um mapa intelectual da realidade na qual as coisas são reduzidas a seus perfis mais gerais. O conhecimento racional é um sistema de símbolos e conceitos abstratos, caracterizado pela estrutura seqüencial e linear de nosso pensamento e nossa fala. O mundo natural, por sua vez, compõe-se de infinitas variedades e complexidades, um mundo multidimensional.

Fritijof Capra

Da importância do acaso


Dorival Caymmi é que cantava: "Mas como o acaso é importante, querida, de nossas vidas a vida fez um brinquedo também"... Esses versos vieram-me à cabeça, por acaso, porque estava lendo um livro que comprei, não por acaso.

É que o autor falava de uma série de descobertas feitas na ciência, muitas por acaso. Mas fica claro que só puderam se transformar em descobertas científicas porque o acaso estava sendo observado por pessoas que têm pelo acaso um respeito nada ocasional.

Aquela maçã que, dizem, caiu na cabeça do Newton por acaso, fazendo com que ele deduzisse coisas sobre a lei da gravidade, pode ter caído por acaso, concordo, mas não foi por acaso que ele tirou disso grandes ilações. Não é de hoje que maçãs e até gigantescas jacas desabam sobre cabeças e nem por isso a ciência progride.

Igualmente aquela estória de Arquimedes mergulhado na banheira e, de repente, descobrindo, por acaso, que o fato de seu corpo boiar explicava muita coisa que interessa à ciência dos fluidos, da navegação e da irrigação.

Só as pessoas atentas podem perceber o acaso. Só as pessoas que procuram o sentido das. Coisas podem converter o acaso em informação.

Leio que dois rádioastrônomos, Wilson e Penzias, em Nova Jersey, estavam tentando usar uma antena poderosa quando, estranhamente, começaram a perceber que havia um ruído, um zumbido inexplicável zanzando por ali.Pensaram que era alguma sujeira no material ou má conexão de tomadas. Não era. Estavam, por acaso, ouvindo sons que ajudavam a medir o limite do universo. E nem sabiam que era isso que estavam ouvindo. Só se deram conta da importância da descoberta involuntária que fizeram quando conversaram com outros cientistas e acabaram vendo a repercussão disso no New York Times. Resultado: ganharam o Nobel de Física de 1978.

Não é por acaso que cientistas e artistas se interessam tanto pelo acaso.É que não basta ficar ali, racional e objetivamente, querendo tirar leite da pedra e minhoca do asfalto. Agente tem que deixar a atenção repousar, ficar provisoriamente irresponsável. Deixar o acaso trabalhar. O radar está ligado e, de repente, pimba! Oba! Eureka! Surge á solução de um problema, de um poema, de uma obra. É o famoso estalo, insight ou epifania que, dizem, ocorreu com o lendário Padre Vieira.

Acho que os pescadores entendem bem do que estou falando. Eles não sabem muito
bem o que está ocorrendo sob as águas, mas jogam o anzol com a isca e ficam ali distraídos, quer dizer, numa atenta distração.

Aliás, também Clarice Lispector, por acaso me lembro, usou essa metáfora do pescador para falar do processo criativo. Agente tem que fingir que está "distraído". Distraído, mas, como diz uma amiga, "com a atenção de bode na canoa".

Temos que ter certa reverência pelo acaso. Até no amor. Agente topa, por acaso, com as pessoas mais diversas nas esquinas, coquetéis, festas,blogs,internet e de repente uma capta nossa atenção, nos' fisga, nos arrebata. Por acaso?

Tem gente que por urgente acaso acredita no horóscopo, cartomante, etc. É que as pessoas procuram essas assessorias quando estão ao léu da sorte, mais fragilizadas.

E quando se está mais fragilizado, o acaso e a possibilidade viram certeza. Mas aí já é um perigo, porque sair procurando sinais reveladores em tudo o que se vê pode confundir a recepção da mensagem por vir. O bom é encontrar fora aquilo que se procura dentro da gente. Ou, como diziam nossos pais: quem procura, acha. Às vezes, claro.


Affonso Romano de Sant'anna


Significado da vida


Há poucas discussões explicitas acerca do significado da vida.

A busca do significado, muito semelhante à busca do prazer, deve ser conduzida indiretamente.

O significado resulta da atividade significativa: quanto mais o procuramos deliberadamente menos provável será seu encontro; as perguntas racionais que alguém pode fazer a respeito do significado sempre excederão as respostas.

A presença do significado é um subproduto do vínculo e do comprometimento, e é nesse sentido que as pessoas devem dirigir seus esforços – não que o vínculo ofereça uma resposta racional sobre os significados, mas porque faz com que essas perguntas não tenham importância.

Se você quer que seu filho viva num mundo amoroso, cabe a você construir esse mundo e você precisa começar pelo seu próprio comportamento.
Você não pode ficar à margem de sua própria lei. Essa é a base de qualquer sistema ético.


Irvin D. Yalom

O Carrasco do Amor



Poema 20



Puedo escribir los versos más tristes esta noche.

Escribir, por ejemplo: “La noche esta estrellada,
y tiritan, azules, los astros, a lo lejos”.

El viento de la noche gira en el cielo y canta.

Puedo escribir los versos más tristes esta noche.
Yo la quise, y a veces ella también me quiso.

En las noches como ésta la tuve entre mis brazos.
La besé tantas veces bajo el cielo infinito.

Ella me quiso, a veces yo también la quería.
Cómo no haber amado sus grandes ojos fijos.

Puedo escribir los versos más tristes esta noche.
Pensar que no la tengo. Sentir que la he perdido.

Oír la noche inmensa, más inmensa sin ella.
Y el verso cae al alma como al pasto el rocío.

Qué importa que mi amor no pudiera guardarla.
La noche está estrellada y ella no está conmigo.

Eso es todo. A lo lejos alguien canta. A lo lejos.
Mi alma no se contenta con haberla perdido.

Como para acercarla mi mirada la busca.
Mi corazón la busca, y ella no está conmigo.

La misma noche que hace blanquear los mismos árboles.
Nosotros, los de entonces, ya no somos los mismos.

Ya no la quiero, es cierto, pero cuánto la quise.
Mi voz buscaba el viento para tocar su oído.

De otro. Será de otro. Como antes de mis besos.
Su voz, su cuerpo claro. Sus ojos infinitos.

Ya no la quiero, es cierto, pero tal vez la quiero.
Es tan corto el amor, y es tan largo el olvido.

Porque en noches como esta la tuve entre mis brazos,
mi alma no se contenta con haberla perdido.

Aunque éste sea el último dolor que ella me causa,
y éstos sean los últimos versos que yo le escribo.


Pablo Neruda


A ALEGRIA

O sofrimento não tem
nenhum valor.
Não acende um halo
em volta de tua cabeça, não ilumina trecho algum
de tua carne escura
(nem mesmo o que iluminaria a lembrança ou a ilusão
de uma alegria).

Sofres tu, sofre
um cachorro ferido, um inseto que o inseticida envenena.
Será maior a tua dor
que a daquele gato que viste
a espinha quebrada a pau arrastando-se a berrar pela sarjeta sem ao menos poder morrer?

A justiça é moral, a injustiça não. A dor
te iguala a ratos e baratas
que também de dentro dos esgotos espiam o sol
e no seu corpo nojento
de entre fezes
querem estar contentes.


Ferreira Gullar

0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->