BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 26 de maio de 2010


ImageMas as doenças não são, às vezes, o resultado da presença de micróbios e não são uma parte do movimento do Yoga?


A Mãe responde:

Onde é que o Yoga começa e onde é que ele termina? Sua vida inteira não é Yoga?

As possibilidades de doença estão sempre no seu corpo e à sua volta; você as carrega dentro de si ou os micróbios e germes de todas as doenças fervilham à sua volta.

Como se explica que, de repente, você não resista a uma doença que não tinha há anos? Você dirá que foi devido à "depressão da força vital". Mas de onde vem esta depressão? Vem de alguma desarmonia do ser, de uma falta de receptividade às forças divinas.

Quando você se desliga da energia e da luz que as sutêm, então acontece esta depressão, cria-se o que a ciência médica chama de "terreno favorável", e alguma coisa se aproveita disso. É a dúvida, a tristeza, a falta de confiança, um egoístico voltar-se sobre si que o desliga da luz e da energia divina e propicia esta oportunidade ao ataque. Esta é a causa que faz você adoecer, e não os micróbios.

Não ficou provado que o aperfeiçoamento das condições sanitárias melhora a saúde do cidadão médio?

A Mãe responde:

A medicina e a higiene são indispensáveis à vida ordinária, mas não estou falando agora do cidadão médio, estou falando daqueles que fazem Yoga. Existe ainda a desvantagem da higiene, pois enquanto você diminui as chances de apanhar uma doença, você também diminui seu poder natural de resistência.

O pessoal dos hospitais, que está sempre se lavando com desinfetantes, descobre que suas mãos se tornam mais facilmente infectáveis e muito mais suscetíveis do que as mãos dos outros.

Há pessoas, ao contrário, que nada conhecem sobre higiene e fazem as coisas mais antihigiências e, no entanto, permanecem imunes. A sua própria ignorância as isola das sugestões que advêm com o conhecimento médico. Por outro lado, a sua crença nas precauções sanitárias tomadas favorece o trabalho das mesmas. Porque o seu pensamento é - "Agora estou desinfetado e seguro" e isto, dentro do limite da ação de seu pensamento, o imuniza.

Por que devemos tomar precauções sanitárias, como beber somente água filtrada?

A Mãe responde:

Existe entre vocês alguém que seja suficientemente puro e forte para não ser afetado por sugestões?

Se você beber água não filtrada e pensar - "Agora estou bebendo água impura", tem todas as chances de cair doente. E mesmo que estas sugestões não entrem através de sua mente consciente, todo o seu subconsciente está lá, quase passivamente aberto para receber qualquer espécie de sugestão.

Na vida comum é a ação do subconsciente que tem maior importância e atua centenas de vezes mais poderosamente que as partes conscientes. A condição humana normal é de um estado cheio de apreensões e medos; se você observar profundamente sua mente por dez minutos, descobrirá que de nove entre dez vezes, ela está cheia de medos - carrega dentro de si o medo de muitas coisas, pequenas e grandes, próximas ou distantes, visíveis ou invisíveis e, ainda que você usualmente não tome conhecimento consciente do medo, ele existe de qualquer forma.

A libertação de todo o medo só pode vir por um esforço e disciplina constantes.

E mesmo que por disciplina e esforço você tenha libertado sua mente e seu vital da apreensão e do medo, o mais difícil é convencer o seu corpo. Mas isto também deve ser feito. Quando você entra para o caminho do Yoga, deve livrar-se de todos os temores - os temores de sua mente, os de seu vital, os de seu corpo, que estão alojados em suas próprias células.

19 de maio de 1929.

O que é um micróbio?

A Mãe responde:

Uma coisa que agora está sendo reconhecida por todos, mesmo pelo corpo médico, é que medidas higiências, por exemplo, são efetivas apenas quando temos confiança nelas. Tome o caso de uma epidemia.

Há algus anos atrás tivemos uma epidemia de cólera aqui - foi muito séria - porém como o médico-chefe do hospital era um homem muito enérgico, ele decidiu vacinar todo mundo. Quando se despedia das pessoas que haviam sido vacinadas, dizia-lhes: "Agora vocês estão vacinadas e nada vai lhes acontecer, porém se não tivessem tomado vacina, certamente morreriam!" E lhes dizia isso com grande autoridade. Geralmente, essas epidemias duravam um longo tempo e eram difíceis de terminar; no entanto, mais ou menos em quinze dias, este doutor conseguiu refreiá-la, miraculosamente rápido. No entanto, ele sabia muito bem que o melhor efeito de sua vacinação tinha sido a confiança que ele dera às pessoas.

Bem, recentemente foi encontrada alguma coisa mais, que cosnidero maravilhosa. Descobriram que, para cada doença, há um micróbio que cura (chamemos isto de micróbio, se quiser, enfim, um germe qualquer). Porém o que é extraordinário é que este "micróbio" é extremamente contagioso, até mais que o micróbio da doença. E ele se desenvolve geralmente sob duas condições: naqueles que tem uma espécie de humor e energia naturais e naqueles que tem forte vontade de ficar bons! De repente, eles apanham o "micróbio" e estão curados. E o que é admirável é que se houver um que fique curado durante uma epidemia, haverá outros três que imediatamente se recuperarão. E este micróbio é encontrado em todos que são curados.

Contudo, vou lhe dizer uma coisa: o que as pessoas tomam por um micróbio é simplesmente a materialização de uma vibração ou uma vontade de um outro mundo. Quando tomei conhecimento desta descoberta médica, disse para mim mesma: - "Verdadeiramente, a ciência médica está fazendo progresso". Poderíamos dizer com muita razão: "A matéria está progredindo", está se tornando cada vez mais receptiva a uma vontade superior.

E o que é traduzido na ciência deles como "micróbio", nós nos apercebemos que é simplesmente um modo vibratório, se formos ao fundo das coisas; e este modo vibratório é a tradução de uma vontade superior. Se você for capaz de aplicar esta força ou esta vontade, este poder, em certas ocasiões, esta vibração (chame como quiser) agirá não apenas em você, como também contagiará todos à sua volta.

14 de março de 1951.

SO HAM

(Sou Deus)


A Mãe - Originalmente chamada Mirra Alfassa. Naceu em Paris no dia 21 de fevereiro de 1878. Deixou o corpo em 17 de novembro de 1973.

0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->