BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Longevidade

Há muitos anos, quando ainda era residente de endocrinologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atendi um senhor de bastante idade, e como era cardiopata, diabético, hipertenso e obeso, fui orientada a fornecer-lhe a dieta adequada para suas várias doenças. Isso significava uma dieta restrita em sal, com valor reduzido de calorias e abolição total de doces (na época não existiam os diets), e nem pensar em chegar perto de bebidas alcoólicas. Esmerei-me ao máximo nos meus conhecimentos dietéticos e, como todo médico jovem, repleto de boas intenções e sem flexibilidade, fui derrubando todos os pequenos prazeres do meu roliço paciente. Aos poucos percebi que a sua fisionomia ia aos poucos tomando um ar maroto de menino travesso. Enfim finalizei minha reeducação alimentar perfeita no papel -- hoje reconheço dificílima de ser executada. O paciente então lascou-me uma pérola: "Doutora, vida não é comprimento, é largura!" Nunca mais esqueci. Eliana Franzoi Fam - Endocrinologista e nutróloga Histórias & Estórias Médicas - Vol.IX - 2012 - Evangraf- Unimed

0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->