BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Cancao De Amor - (1938)


"SWEETHEARTS" - (1938)

(Canção de Amor)



Produção: Hunt Stromberg
Diretor: WS Van Dyke
Roteiro: Fred De Gresac, Harry B. Smith, Robert B. Smith, Dorothy Parker, Alan Campbell
Cinematografia de Allen M. Davey
Fotografia: Allen M. Davey
Fotografia por: Technicolor) Oliver T. Marsh
Música: Merrill Pye
Montado por Robert Kern
Direção de ArteCedric Gibbons
Cenário Edwin B. Willis
Figurinos de Adrian (Vestidos)
Gênero: Musical
Duração: 114 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora: Classic Line
Produtora: Metro-Goldwyn-Mayer
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Ano: 1938

Indicado ao Oscar nas categorias de Som e Trilha Sonora.
Prêmios: Vencedor de 1 Oscar
Estrelas: Jeanette MacDonald , Nelson Eddy e Frank Morgan



Elenco
Jeanette MacDonald ... Gwen Marlowe
Nelson Eddy ... Ernest Lane
Frank Morgan ... Felix Lehman
Ray Bolger ... Hans
Florence Rice ... Kay Jordan
Mischa Auer ... Leo Kronk
Herman Bing ... Oscar Engel
George Barbier ... Benjamin Silver
Reginald Gardiner ... Norman Trumpett
Fay Holden ... Hannah
Allyn Joslyn ... Dink
Lucile Watson ... Mrs. Marlowe
Gene Lockhart ... Augustus
Kathleen Lockhart ... Tia Amélia
Berton Churchill ... Sheridan Lane




As Canções do Filme:

Canção de Amor
(Sweethearts, 1938)
1 - Wooden shoes
Cantada por Jeanette MacDonald, Ray Bolger e chorus.

2 - Every lover must meet his fate
Interpretada por Nelson Eddy.

3 - Summer serenade
Interpretada por Jeanette MacDonald.

4 - Pretty as a picture
Interpretada por Jeanette MacDonald e Nelson Eddy.

5 - Game of love
Interpretada por Jeanette MacDonald e Nelson Eddy.

6 - The message to the violet
Interpretada por Jeanette MacDonald e Nelson Eddy.

7 - Keep it dark
Escrita por Gustav Luders e Frank Pixley.
Interpretada por Jeanette MacDonald e Nelson Eddy.

8 - Sweethearts
Interpretada por Jeanette MacDonald e Nelson Eddy.

9 - On parade
Interpretada por Nelson Eddy.

10 - Little gray home in the west
Escrita por Herman Lohr e D. Eardley-Wilmot.
Interpretada por Jeanette MacDonald e Nelson Eddy.

11 - In the convent they never taught me that
Escrita por Victor Herbert e Robert B. Smith.
Interpretada por Jeanette MacDonald e Chorus.

12 - Happy day
Escrita por Herbert Stothart, Bob Wright & Chet Forrest.
Interpretada por Jeanette MacDonald e Nelson Eddy.


O original "Sweethearts" de 1913 é uma opereta em dois atos com música de Victor Herbert , letra de Robert B. Smith e enredo de Harry B. Smith e De Fred Gressac e portanto é um musical de palco, que por sua vez foi baseado na peça teatral classificada como "um contraste dramático" em dois atos, de WS Gilbert , a qual foi produzida pela primeira vez em 07 de novembro de 1874, no Prince of Wales Theatre em Londres, cuja execução alcançou por volta de 132 apresentações até 13 de abril de 1875. A partir daí muitos 'revivals' foram feitos posteriormente em 1920. A produção teatral original da Sweethearts foi inaugurada em 8 de setembro de 1913 no New Amsterdam Theatre, em Nova York, onde funcionou por 136 performances. Ela estrelou com Christie MacDonald e Edwin Wilson.



A opereta contava uma improvável história de uma criança abandonada, que descobre antes da cortina final que ela é realmente a princesa de Zilania e, portanto, elegível para casar com o príncipe a quem ele havia anteriormente rejeitado por causa de sua condição humilde. Uma historia que MacDonald-Eddy teriam achado um pouco difícil de aceitar para 1938, e então Victor Herbert que já tinha criado um de seus mais belos pontos resolveu de maneira brilhante pelo roteiro com Campbell e Parker, que permitiram que os números de 'namorados' pudessem ser executados sem se incomodar com o enredo, criando um show dentro de um espetáculo, que se transformou na história do filme.


SINOPSE:
Acostumados com as rotinas de seus shows, Gwen Marlowe (Jeanette MacDonald) e Ernest Lane (Nelson Eddy) são dois atores inseparáveis, tanto profissionalmente quanto amorosamente. Celebrando o sexto aniversário de sua produção. Gwen e Ernest recebem uma proposta para levarem seu show para Hollywood. O que a dupla não sabia era que a mudança no estilo de vida deles afetaria no seu convívio habitual, afastando-os de seus amigos e parentes que os querem ver envolvidos em inúmeras performances, como na Broadway. Separados, Gwen e Ernest continuam fazendo seus show pela América com suas companhias, só que por caminhos diferentes. Mas o destino iria lhes pregar uma peça fazendo-os encontrar mais uma vez onde começaram: na Broadway.


"Sweethearts" ou "Canção de Amor" é um delicioso musical, rico e extremamente gratificante. A MGM lança seu primeiro longa-metragem em Technicolor com três bandas que é uma alegria visual, com figurinos lindíssimos de Adrian que vestiram Jeanette MacDonald de cabelos ruivos, no mundo da moda com o uso das cores vermelho, amarelo, rosa, e uma infinidade de combinações. O show dentro de um enredo permitiu mostrar que as estrelas aparecem em "trajes modernos", bem como nos trajes típicos da opereta.




A história gira em torno de um par de estrelas da Broadway, numa comédia musical brilhante de Lunt e Fontanne, e generosamente decorada com gracejos de Dorothy Parker e Alan Campbell, sublinhada por freqüentes pedaços graciosos de música de fundo.

O filme abre lindamente com a câmera sobre os telhados e marquises da Broadway, numa panorâmica, onde a piscar estão os cartazes anunciando os sucessos atuais: George Cohan em "Rather Be Right" segundo ano; Alfred Lunt e Lynn Fontanne em "Idiot's Delight" terceiro ano; Helen Hayes em "Victoria Regina" quarto ano;James Barton em "Tobacco Road" cinco anos, e finalmente "Sweethearts"no sexto ano triunfante com a produção de Felix Lehman.


Na bilheteria, felizmente levantamento receitas da noite, estão o produtor Felix Lehman (Frank Morgan) e seu assessor de imprensa, Dink (Allyn Joslyn). Não houve um lugar vazio desde a noite de abertura, e parece que ela será executada por mais seis anos, diz Felix que pode ter suas estrelas, Gwen Marlowe e Ernest Lane.




Mas Felix não contava com o agente de Hollywood, Norman Trumpett (Reginald Gardiner) rondando suas estrelas para levá-los para Hollywwod. É a tentativa anual de Trumpett para assinar um contrato de filme com Marlowe e Lane.

O compositor de "Seethearts" (Os Namorados) Oscar Engel (Herman Bing), está regendo a orquestra enquanto Jeanette desfruta de uma brincadeira com Ray Bolger na frente de um moinho no palco e milhares de tulipas brilhantemente coloridas, num ato de personagens holandeses. Este momento é muito apreciativo ver a daça de sapateado de Ray Bolger e Jeanette com tranças da cor de cobre e os olhos verdes que pareciam feitos para Technicolor.



Um moinho de vento gigante domina a ação com percursos de vinte e quatro meninas holandesas com vestidos azuis-e-brancos é uma explosão feliz no palco pulando nos caminhos em seus sapatos de madeira. O bailarino principal, Fred (Ray Bolger), canta "Wooden Shoes", com uma letra atualizada por Wright e Forrest. Uma pista se projeta para a platéia, e aos saltos Fred faz um alegre sapateado no comprimento do espelhado piso e depois retorna aos palcos em um staccato de cliques, bem a tempo de se juntar ao coro à porta do moinho de vento.



A orquestra exala alguns acordes animados, e uma bela voz se junta a eles que é a de Gwen Marlowe que segue esta magnífica entrada com a teatralidade de base da coreografia Albertina Rasch.




Os números de produção da utilização do show-dentro-um-show são perfeitos pelas encantadoras canções de Victor Herbert, sem envolver o espectador na trama da opereta propriamente dita.




No palco, a sequência do "Angelus" (cortadas do filme) começa e termina dentro de segundos. Há um rápido vislumbre de uma capela na estrada, e então a cortina gira novamente para revelar uma escadaria enorme, forrada com quarenta soldados com lanças brilhantes. Nosso herói, Ernest Lane (Nelson Eddy), está no topo da escada, em um uniforme azul e prata, cantando o dramático "Todo amante deve encontrar seu destino."



Gwen começa a subir as escadas assim como Ernest desce para encontrá-la e quando od dois estão prestes a se encontrar, uma nota discordante da orquestra desperta os soldados que se interpõem entre eles, num cruzamento de lanças. Ainda cantando, os amantes são forçados a se separar de uma cortina de grandiosidade melodramática. É uma cena bonita e a voz de Nelson se destaca.


Num outro número, Gwen, em tule rosa, e Ernest, de casaco e calças holandesa, ficam descobertos no topo de um "bolo de casamento" como se estivesse numa montanha. Todo o elenco surge no palco para cantar o final gloriosamente da opereta, isto é, exceto os substitutos Harvey Horton (Douglas McPhail) e Una Wilson (sua esposa na vida real, Betty Jaynes). Em seis anos, eles nunca tiveram a chance de ir para frente do palco.



Exausta e feliz, Gwen retorna ao seu camarim para um outro ritual noturno. Uma nota dobrada vem deslizando debaixo da porta. Ela abre e lê: "Seis anos com você é como seis minutos. Seis minutos sem você são como seis anos. Eles tambem estão comemorando sis anos de casamento e continuam tão apaixonados como antes. Vestindo as roupas que eles se casaram, eles se preparam para escorregar para o restaurante da lua de mel no pequeno restaurante favorito.

Mas Felix os chantageia emocionalmente para irem a uma festa promocional com ele, onde eles cantam lindamente.


Em seu quarto de hotel, Norman Trumpett está ouvindo a festa pelo rádio, quando atende uma chamada do estúdio pelo chefe Benjamin Silver (George Barbier) que lhe diz para obter a assinatura de Marlowe e Lane, para salvá-los de uma falência.Em seu caminho para casa, ele lhes diz do lazer e descanso que seria trabalhar em Hollywood e como é tranquila a vida lá, com uma casa de jardim e outras vantagens especiais, pelas quais o casal fica interessado.

E quando chegam em casa cansados e exaustos do dia afobado, sua família , pais e tias, exigem deles outros compromisos extra-oficiais, sem demora eles decidem aceitar o contrato para Hollywwod.


As tentativas do casal para descansar e estarem juntos são repetidamente frustradas por exigências profissionais e pessoais feitas em seu tempo, talento e dinheiro ao Lehman Brothers e suas próprias famílias teatrais - que também vivem com eles. Frustrados além da resistência e seduzidos pela idílica descrição de Trumpett (e falsa) das condições de trabalho em Hollywood, eles decidem encerrar a série e levar a oferta de Hollywood.

Na preparação de Gwen para Hollywood existe uma maravilhosa seqüência em que Gwen está à procura de uma dúzia de trajes de Adrian em cores ousadas e com feitios lindíssimos. São vários modelos e Jeanetter dentro deles fica realmente divina! Um terno xadrez especialmente pega sua fantasia, e ela pede um traje combinando para Ernest. Esse momento do filme é por demais atraente.(Em pretexto de comprar um novo guarda-roupa para a viagem o filme apresenta modelos para Jeanette MacDonald da moda de 1938.)





















O desespero reina no escritório de Felix., Leo e Oscar com a saída dos "gatinhos", conforme são chamados os namorados e arquitetam um plano de separar o casal, na esperança que eles assim não irão para Hollywwod e como quem não quer nada começam a insuflar Gwen sobre o marido ter caso com a secretária e quando esta descobre um bilhetinho de Ernest para Kay, o mundo vem abaixo e ela desiste de ir com ele para qualquer lugar, muito menos Hollywood.

O casal se separa, mas cada uma mais infeliz do que o outro até que descobrem que foi um plano para separá-los e eles voltam a NY para tirar satisfações com Felix.

Felix faz o que qualquer produtor da Broadway faria. Ele cai em prantos. Como a orquestra aos soluços "Hearts and Flowers", ele refaz todas as histórias antigas até Gwen e Ernest sentarem ao seu no sofá com os braços ao redor dele. "Seu velho bandido terrível, você!" Repreende Gwen, e eles rindo, resignam- se a mais seis anos da peça "Sweethearts".

Kay entra, e eles estão todos reconciliados. Não resta nada além de mostrar o seu regresso de gala para a Broadway, cantando "Sweethearts " com o coral completo alegrando seu público, que aplaude entusiasticamente o retorno dos dois.

No filme há tempo para apresentação do jovem barítono Douglas McPhail que já havia cantado no coro de São Francisco e com Jeanette em "Maytime" quando o conheceu e se interessou por sua carreira. Ele é suplente de Eddy em Sweethearts e na vida real ele se casou com a cantora Betty Jaynes, que interpreta a suplente de Jeanette. Betty Jaynes já tinha feito sucesso em 1936 como Mimi em La Bohème, no Chicago Civic Opera.

MacPhail e Jaynes casaram-se, mas se divorciaram e depois disso a carreira de MacPhail tomou uma queda livre no início dos anos quarenta. Ele era um bom cantor que pode se lembrado porque apareceu com Mickey Rooney e Judy Garland em "Babes in Arms" e depois introduziu o clássico de Cole Porter, "I Concentrate on You" na Broadway Melody of 1940. Tragicamente, ele tirou a própria vida após o divórcio.



O elenco de apoio é formado por Frank Morgan ("O Mágico de Oz"), Ray Bolger (não utilizado o suficiente), Douglas MacPhail e Betty Jaynes, que sofrem de uma total falta de carisma. Ray Bolger depois de aparecer com Nelson Eddy, em Rosalie como um ajudante, aparece no filme que não teve tantas cenas, mas conseguiu mostrar seu talento dançando muito no número de sapatos de madeira e Jeanette, pessoalmente, intercedeu com Louis B. Mayer para ficarem com Douglas MacPhail e Betty Jaynes no elenco como "understudies" ou suplentes.

"Canção de Amor" é o primeiro de dois dos filmes do par Jeanette MacDonald / Nelson Eddy a ser feito em technicolor, e o segundo foi Bittersweet. É também o primeiro filme da MGM feita em technicolor moderno, embora em " O gato e o violino", nos últimos 10 minutos foram em cores.


Em resumo, o filme deve ser visto por muitas vezes, pois encanta com seu cenário, figurino e músicas. 



0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->