BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 3 de novembro de 2015

BILLY ELLIOT

Billy Elliot é um filme de drama e comédia de 2000, o primeiro longa-metragem do diretor Stephen Daldry, que já produziu mais de cem peças teatrais na Inglaterra. É a história de um garoto de 11 anos, Billy Elliot, que vive numa pequena cidade inglesa, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade

Roteiro


O filme é ambientado na cidade fictícia de Everington durante a greve dos mineiros britânicos entre os anos de 1984-1985, e centra-se na personagem de 11 anos de idade, Billy Elliot (Jamie Bell) , o seu amor pela dança e sua esperança de se tornar um bailarino profissional. Billy vive com seu pai viúvo, Jackie (Gary Lewis) , e irmão mais velho , Tony (Jamie Draven ) , ambos os mineiros de carvão em greve e também a sua avó inválida Nan (Jean Heywood ).
O pai de Billy o envia para a academia para aprender boxe, mas Billy não gosta do esporte. Certo dia, vê por acidente uma aula de balé que estava acontecendo no ginásio, enquanto seu estúdio estava temporariamente sendo usado como uma cozinha de sopa para os mineiros em greve . Sem o conhecimento de Jackie , Billy inicia a aula de balé . Quando Jackie descobre isso, ele proíbe Billy de retornar para o ballet. Mas , apaixonado pela dança, Billy continua secretamente a participar das aulas, contando com a ajuda de sua professora de dança Sandra Wilkinson (Julie Walters).
Sra. Wilkinson acredita Billy é talentoso o suficiente para estudar na Royal Ballet School , em Londres, mas, devido à prisão de Tony durante um confronto entre a polícia e mineiros em greve , Billy perde o teste para a escola Royal Ballet Scool. Sra. Wilkinson diz a Jackie sobre a oportunidade perdida , mas temendo que Billy será considerado um " puf ", ambos Jackie e Tony estão indignados com a perspectiva de Billy se tornar um bailarino profissional.
Durante o Natal , Billy descobre que seu melhor amigo, Michael , é homossexual. Apesar de Billy não ser , ele apoia seu amigo . Mais tarde, Jackie pega Billy dançando na academia e percebe que seu filho é realmente talentoso , e decide fazer o que for preciso para ajudar Billy alcançar seu sonho. Sra. Wilkinson tenta convencer Jackie deixá-la pagar para Billy viajar para Londres, mas ele responde que Billy é seu filho. Jackie tenta cruzar a linha de piquete para pagar a viagem a Londres, mas Tony o impede. Em vez disso, seus colegas mineiros e vizinhos levantam algum dinheiro e jóias da mãe de Billy para cobrir o custo e Jackie leva Billy a Londres para uma audição para o Royal Ballet School . Embora altamente nervoso , Billy executa bem , mas ele dá um soco em outro menino em razão de sua frustração com a audição e o medo de ter arruinado a sua chance de alcançar o seu sonho. Ele é severamente repreendido pelo conselho de revisão , mas quando é questionado sobre o que se sente quando se está dançando , ele descreve é como eletricidade. Aparentemente rejeitado, Billy retorna para casa com seu pai . Algum tempo depois, ele recebe uma carta aceitando -o para o Royal Ballet School , e ele sai de casa para comemorar.
A cena final do filme se passa 14 anos depois (cerca de 1999) : o maduro Billy ( bailarino / ator Adam Cooper) sobe ao palco para realizar a apresentação em O Lago dos Cisnes de Matthew Bourne, com Jackie, Tony e Michael o assistindo na platéia.

Elenco

Ficha Técnica

  • Gênero: Drama
  • Tempo de Duração: 111 minutos
  • Ano de Lançamento (Inglaterra): 2000
  • Direção: Stephen Daldry
  • Roteiro: Lee Hall
  • Produção: Greg Brenman e Jonathan Finn
  • Música: Stephen Warbeck
  • Direção de Fotografia: Brian Tufano
  • Desenho de Produção: Maria Djurkovic
  • Figurino: Stewart Meachem
  • Edição: John Wilson

Premiações

  • 3 prêmios BAFTA: Melhor Filme Britânico, Melhor Ator (Jamie Bell) e Melhor Atriz Coadjuvante (Julie Walters).
  • 3 indicações ao Oscar: Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Julie Walters) e Melhor Roteiro Original.
  • 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Atriz Coadjuvante (Julie Walters).
  • uma indicação ao César, na categoria de melhor filme estrangeiro.

Outros


BILLY ELLIOT




0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->