BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Desejo, apego e amor - Considerações entre Schopenhauer, Zen Budismo e W Bion

Possuindo conceitos muitas vezes embaralhados entre si, o Desejo apresenta várias interpretações em psicanálise - desde o sentido de um sujeito, até simplesmente uma tensão que visa a uma descarga motora. Arthur Schopenhauer, alemão do século XIX, provavelmente tenha sido o mais emblemático (e pessimista) Filósofo que versou sobre esse tema. No Zen Budismo, típica prática meditativa oriental, o Apego possui considerações muito particulares a seu respeito. E o que dizer sobre o Amor, este sentimento tão complexo e ao mesmo tempo tão simples? Para o psicanalista inglês W. Bion, é necessário trabalhar "sem memória e sem desejo". Qual a relação dessa frase com o Zen Budismo?

Estes serão apenas alguns dos tópicos que discutiremos no sétimo Curso Breve-2015 da EPP/ISF.

Com a presença do Filósofo Cristiano José da Silva, Monja Zentchu e o Psicanalista Alê Esclapes

Data/horário: 18/09/2015 - 14:00hs. Entrada franca, aberto ao público em geral e emissão de certificados que serão enviados posteriormente por e-mail mediante a solicitação. Lembramos que não é necessária a inscrição prévia para este evento.

Local da gravação: Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista* - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô - Linha Verde).

0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->