BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A CORAGEM DE VIVER DE CORAÇÃO ABERTO !





É fácil dizer que temos a mente aberta, que estamos fortes e que não importa o que aconteça vamos passar por isso de coração aberto. Mas o que realmente é estar de coração aberto?

Sempre fico me perguntando o que é caminhar no mundo de peito aberto, afinal de contas, não basta estufar o peito e andar confiante, isso seria peitar o mundo. Comecei a ler estes dias um livro chamado “Shambhala: a trilha sagrada do guerreiro”.
Este livro fala sobre um reino lendário, nas montanhas himalaias, chamado Shambhala. Neste reino imperavam a prosperidade e a felicidade. E neste livro estão alguns ensinamentos de Chögyam Trungpa Rinpoche, que nos levam mais próximos deste reino.
Quando bati o olho no capítulo que li hoje me assustei: O autêntico coração da tristeza. Pensei comigo, se estou lendo sobre um reino de felicidade, como vim parar em um capítulo de tristeza? Mesmo assim segui lendo.
Encontrei nesse texto uma profunda sinceridade sobre nossos corações. Me fez pensar quantas vezes fiz um contato sincero e pleno com o meu coração. Através de práticas, como a meditação, podemos cultivar este contato e despertar um coração autêntico. Quando tentamos ficar imóveis e observar nossa respiração, notamos também certos movimentos sutis do corpo, como por exemplo o encurvar-se, que joga os ombros para frente e encolhe o peito, protegendo o coração. Isso não é nada mais do que o medo de se abrir, de aceitar o que vier da maneira que vier.
Cheguei então na passagem final deste capítulo, em que o autor explica o que é o coração aberto e porque coração da tristeza. Quando finalmente entramos em contato com nosso coração, encontramos um vazio imenso. Encontramos apenas a ternura. Sentimo-nos tristes, mas nada aconteceu, então o que é essa tristeza?
A triteza surge porque sentimos que nosso coração está exposto. Ao tocarmos nosso coração, abrimos ele para vida. Ele fica frágil, como a parte mais sensível de nosso corpo ao ser tocada. Se uma mosca pousasse nele agora, nos sentiríamos terrivelmente tocados.

É por isso que viver de coração aberto exige coragem. A coragem de expôr uma parte tão fraca de nós para que o mundo nos toque. A coragem de arrancar todo o sangue desse coração e oferecê-lo para os outros. Não se acanhe se você sentir vontade de chorar agora, porque mesmo um simples texto é capaz de aumentar nosso contato com o coração. 
 
 


 

0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->