Retrato de Ernest Lanzer- O homen Dos Ratos
Homem dos Ratos from
Leonardo Della Pasqua on
Vimeo.
Documentário baseado no caso clínico de Sigmund Freud de 1909 “Notas sobre um caso de Neurose Obsessiva – O Homem dos Ratos – Ernest Lanzer.
The Rat Man (1973) - realizado pela BBC, para a série televisiva “Horizons” criada em 1964. Esse documentário foi ao ar em 21/06/1973.
Escritor e produtor – Bruce Norman
Editor do filme – David Elliot
Editor – Peter Goodchild
Elenco:
Bernard Archard – Sigmund Freud
Edward Fox – Ernest Lanzer (The Rat Man)
Sinopse: No Congresso de Salzburg em 1908, Freud apresenta o caso clínico conhecido como ‘Homem dos Ratos’. O filme nos mostra as sessões com o paciente e a técnica do trabalho analítico. As descrições dos delírios do paciente são encenadas e podemos ver a representação cênica das experiências emocionais de Ernest Lanzer. No documentário, existem pequenas alterações em relação aos sintomas do paciente, de modo que não substitui a leitura do caso clínico. Não deixe de ler o texto original para entender os mecanismos psíquicos envolvidos na neurose obsessiva.
Neste documentário você pode observar: a cena da tortura com ratos contada em análise; a descrição da técnica psicanalítica freudiana; a cena da pedra, onde está presente o mecanismo de defesa da anulação, explicando o seu significado, isto é, a ambivalência interna (amor x ódio) em relação à noiva; o nú de Ernest Lanzer em frente ao espelho, representando o ódio e triunfo em relação ao pai; a interpretação na transferência; e a solução para o delírio dos ratos. Boa Visão!
“O Primeiro Congresso Psicanalítico Internacional foi realizado em Salzburg a 27 de abril de 1908. Segundo o Dr. Ernest Jones, nele presente, a exposição de Freud exigiu quatro horas. Um breve resumo desta, feito por Otto Rank, pode ser encontrado na Zentralbl. Psychoanal., 1 (1910), 125-6, publicado um ano depois do caso clínico em sua forma definitiva. Na ocasião do congresso, contudo, o tratamento não estava de modo algum concluído, de vez que, como Freud nos relata adiante (ver em [1]), durou quase um ano. No verão de 1909 ele preparou a história para ser publicada. Uma carta a Jung revela que levou um mês preparando-a e que, afinal, enviou-a à gráfica em 7 de julho de 1909.
Sobreviveu o registro original de Freud da primeira parte desse tratamento, que era feito dia a dia, à medida que prosseguia o tratamento, e que serviu de base para o caso clínico publicado.”
[Nota do editor inglês para o texto 'Notas sobre um caso de Neurose Obsessiva' (1909) - Volume X da Standard Edition das Obras Completas de Sigmund Freud]
Leia Freud!
(Freud em 1908)
Fonte:
http://lepasqua.wordpress.com/
0 comentários:
Postar um comentário