BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 19 de março de 2010

A Síndrome Da Classe Econômica




http://jbchost.com.br/tudobem/imgmat/2008/09/12_evite_a_01.jpg

Por: Revitality Ergonomia e Qualidade de Vida


A trombose decorrida em função das longas horas de vôos em aviões é um assunto que vem sendo bastante discutido, principalmente depois da morte da passageira galesa Emma Christoffersen, de 28 anos que, em outubro de 2000, morreu depois de ter passado 20 horas em um vôo da Austrália até a Grã-Bretanha, o que fez companhias áreas e orgão médico criarem campanhas no sentido de alertar a população para o risco de trombose.

Mas de acordo com os médicos e empresas de aviação, não há razão para pânico. Para sofrer da síndrome, é necessário ter predisposição para doenças de circulação ou cardíacas, incluindo varizes, sangue espesso e obesidade. A única ressalva é que, muitas vezes, os passageiros desconhecem a presença dessas doenças.

As mulheres, principalmente aquelas que deram à luz a mais de um filho, tomam anticoncepcionais ou hormônios, fumam e têm varizes ou outros problemas circulatórios, formam o grupo supostamente mais propenso a ter o problema, seguidas de pessoas que já se submeteram a cirurgias cardiovasculares relacionadas à formação de coágulos (trombos) na corrente sangüínea, atingindo inclusive órgãos vitais (por exemplo o pulmão), que acomete pessoas durante vôos de longa duração.

A doença está relacionada à formação de trombos que decorrem provavelmente da diminuição do retorno de sangue venoso devido à posição sentada com compressão direta dos grandes vasos dos membros inferiores e também à desidratação e maior concentração do sangue. O embolismo pulmonar, originário das veias das pernas, pode provocar sensação de aperto ou dor na panturrilha, com sinais de inflamação local, seguindo-se de repentina dispnéia (dificuldade respiratória) e dor torácica.

Para amenizar os problemas e possíveis desconfortos, é recomendado movimentar-se durante os vôos longos, ou após muitas horas passadas na frente de um computador. A Varig, por exemplo recomenda a seus passageiros evitarem bebidas alcoólicas ou cafeinadas durante o vôo, usarem roupas confortáveis e a exercitar a musculatura da panturrilha.

Por Marina Noronha [In Memorian]. Fonte: BBC Brasil, Folha Online, CNN, Varig, www.revitality.com.br


Perfil do Autor


Somos uma empresa de ergonomia e qualidade de vida que conta com profissionais de gabarito e forte espírito de equipe.

Twitter: http://twitter.com/Revitality

CLIENTES
Esso, Cosan, Everest, Eversoft, Lafs Contabilidade, Prudential do Brasil Seguros de Vida, Sew Eurodrive, Grupo Primacy Translations, Souza Cruz, Asics, BEM Emergências Médicas, Procare, Alutech, ESPN, Brasco Logística Offshore, Video Clipping Produções, Atlas Schindler Elevadores, Vale, MSC, AFAMARJ, Cogumelo, Mantecorp, ABRH-RJ, Domínio Assessores, AECOM, Homeopatia Quintessência.

(Artigonal SC #1190186)


Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/medicina-artigos/a-sindrome-da-classe-economica-1190186.html







0 comentários:

 
!--PAGINATION-STARTS-->